domingo, 6 de abril de 2014


Equipe: Plâncton 

HISTÓRIA - ZHENG HE E SEU NAVIO



Zheng He


Zheng He (1371-1435), originalmente chamado “Ma He” quando ele ainda era jovem, a Dinastia Ming (1368-1644) conquista em 1378 a sua província, e ele é levado para a capital imperial chinesa para servir como um eunuco (“corte dos testículos”) da corte. Por ter ajudado Zhu Di a conseguir o trono recebeu em troca o comando das guardas marítimas chinesas, forma que o deixará famoso anos mais tarde.

Entre os anos de 1405 a 1433, lidera a esquadra a mão própria pelo mar ocidental, suas frotas variam de 40 a 63 navios de imenso porte os chamados “Navios do Tesouro”, chegam por meio de suas viajens as ilhas Ryukyu (que agora pertencem ao Japão) entre outros chegou até as costas da África do sul, desenvolvendo o sumo comercio mutuo  das mais variadas formas de especiaria além da “tecnologia” (palavra inexistente na época) existente no local.


E pelo incrível que possa parecer todas essas viagens ocorrem 87 anos as de Colombo, 93 anos as de Vasco da Gama e 116 anos as de Magalhaes!

Há ainda uma teoria, sem confirmação plena, de que Zheng He teria chegado até mesmo ao litoral do Brasil, realizando trocas com os indígenas locais!


Zheng He falece em 1435 com a idade de 65 anos, sendo que, após suas explorações, os monarcas posteriores passaram a enxergar as viagens de exploração como uma empreitada cara e um desperdício, privando a China ironicamente de ter a primazia na era das explorações que logo se aproximava, promovida por portugueses e espanhóis conhecidos até hoje por tal fato, ofuscando o principal centro de economia e tecnologia.

O barco “Zheng-He”


O barco “Zheng-He” em homenagem ao “carinha” acima, também era chamado de “Navio do tesouro”, que fora construído por volta do século XV e utilizado para transportar as mais diversas especiarias e em montes, mas ao certo o pequeno barco de 130m, isso mesmo, 130m de comprimento e que portavam mais de 200 toneladas de carga.

Em cerca de 1421, Yongle, o terceiro imperador da Dinastia Ming da China, enviou uma armada de trezentos "navios do tesouro", sob o comando do almirante Zheng He, para oeste, para uma grande expedição.
Acredita-se que esta expedição tenha contornado o atual Cabo da Boa Esperança, em sentido contrário ao do navegador português Bartolomeu Dias, que fez seis décadas mais tarde.
Especula-se que a frota poderia ter alcançado o chamado "Novo Mundo", antes mesmo  dos europeus, todavia não existem provas dessa façanha!

Segundo relatos de comerciantes da época os mesmos diziam sobre:

“Os navios a vela do mar do sul são como casas. Quando suas velas estão abertas, parecem nuvens espalhadas no céu.”

Seriam esses reais?


Entretanto uma prova concreta, em 1962, os restos de um navio chinês dessa época foi encontrado em Nanquim por arqueólogos!
Possivelmente tratava-se de uma embarcação do período Ming! O madeiramento não tinha menos de 90 m de comprimento!  Baseando-se nos relatos técnicos da época, chegou-se a conclusão que a embarcação teria tido o comprimento em torno de 150 m.

Em termos de comparação


A maior embarcação da frota de Colombo que descobriu a América em 1492 era a nau Santa Maria. O seu comprimento estaria em torno de 27 m de comprimento.


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Comparando a embarcação do almirante Zheng he pode-se ter uma ideia da enorme diferença de tamanho entre as embarcações 30m – 120m!.


Curiosidades e informações adicionais:

  • ·Também é conhecido por navio do tesouro;
  • ·Ele é de 50 a 150 vezes maior que as caravelas portuguesas;
  • ·Normalmente possuía nove mastros quadrados, que poderiam ser ajustadas de acordo com a necessidade, de acordo com o vento;
  • ·O imperador Yongle, ordenou a construção de aproximadamente 63 navios para a primeira viajem de Zheng-He, em 1405;
  • ·Dos anos que se estendem de 1408 a 1419, foram feitos mais 80 pedidos de embarcações iguais.


Projeto de confecção do “Navio do Tesouro”:


  • ·Materiais:
  • ·Palitos de sorvete;
  • ·Palitos de churrasco;
  • ·Cola quente;
  • ·Isopor;
  • ·Papelão para a base;
  • ·Folhas de caderno (Velas);
  • ·E um pouco de criatividade e organização!


Infelizmente não dispomos imagens de sua construção, mas a partir das imagens caso queira o reproduzir, será fácil!

Imagens do Projeto pronto:








Fontes de pesquisa e ou sites para maiores informações:



2 comentários:

  1. Não há nenhuma prova de que existissem juncos oceânicos de 120 metros. Nem hoje, a engenharia naval chinesa consegue fazer uma réplica dessas. As quilhas estavam limitadas pelas dimensões dos troncos das maiores árvores e tenho lido que os maiores juncos teriam 50 a 70 metros. Hoje, isto é aceite na própria China, que não tem conseguido fazer réplicas de juncos de madeira com 120 metros ou mais.

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  2. vd.http://chcul.fc.ul.pt/textos/pereira_ping-2006.pdf

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