Equipe: Plâncton
HISTÓRIA - ZHENG HE E SEU NAVIO
Zheng He
Zheng He (1371-1435), originalmente chamado “Ma He” quando ele ainda
era jovem, a Dinastia Ming (1368-1644)
conquista em 1378 a sua província, e ele é levado para a capital imperial
chinesa para servir como um eunuco (“corte dos testículos”) da corte. Por ter
ajudado Zhu Di a conseguir o trono recebeu em troca o comando das guardas marítimas
chinesas, forma que o deixará famoso anos mais tarde.
Entre os anos de 1405 a 1433, lidera a esquadra a mão própria
pelo mar ocidental, suas frotas variam de 40 a 63 navios de imenso porte os
chamados “Navios do Tesouro”, chegam por meio de suas viajens as ilhas Ryukyu
(que agora pertencem ao Japão) entre outros chegou até as costas da África do
sul, desenvolvendo o sumo comercio mutuo
das mais variadas formas de especiaria além da “tecnologia” (palavra
inexistente na época) existente no local.
E pelo incrível que
possa parecer todas essas viagens ocorrem 87 anos as de Colombo, 93 anos as de
Vasco da Gama e 116 anos as de Magalhaes!
Há ainda uma
teoria, sem confirmação plena, de que Zheng He teria chegado até mesmo ao
litoral do Brasil, realizando trocas com os indígenas locais!
Zheng He falece em 1435 com a idade de 65 anos, sendo
que, após suas explorações, os monarcas posteriores passaram a enxergar as
viagens de exploração como uma empreitada cara e um desperdício, privando a
China ironicamente de ter a primazia na era das explorações que logo se
aproximava, promovida por portugueses e espanhóis conhecidos até hoje por tal
fato, ofuscando o principal centro de economia e tecnologia.
O barco “Zheng-He”
O barco “Zheng-He”
em homenagem ao “carinha” acima, também era chamado de “Navio do tesouro”, que
fora construído por volta do século XV e utilizado para transportar as mais
diversas especiarias e em montes, mas ao certo o pequeno barco de 130m, isso
mesmo, 130m de comprimento e que portavam mais de 200 toneladas de carga.
Em
cerca de 1421, Yongle, o terceiro imperador da Dinastia Ming da China, enviou uma armada
de trezentos "navios do tesouro", sob o comando do almirante Zheng He, para oeste, para uma grande
expedição.
Acredita-se que esta expedição tenha contornado o
atual Cabo da Boa Esperança, em sentido
contrário ao do navegador português Bartolomeu
Dias, que fez seis décadas mais tarde.
Especula-se que a frota poderia ter alcançado o
chamado "Novo Mundo", antes mesmo dos europeus, todavia não
existem provas dessa façanha!
Segundo relatos de comerciantes
da época os mesmos diziam sobre:
“Os navios
a vela do mar do sul são como casas. Quando suas velas estão abertas, parecem
nuvens espalhadas no céu.”
Seriam esses reais?
Entretanto
uma prova concreta, em 1962, os restos de um navio chinês dessa época foi
encontrado em Nanquim por arqueólogos!
Possivelmente
tratava-se de uma embarcação do período Ming! O madeiramento não tinha menos de
90 m de comprimento! Baseando-se nos relatos técnicos da época, chegou-se
a conclusão que a embarcação teria tido o comprimento em torno de 150 m.
Curiosidades e informações adicionais:
- ·Também é conhecido por navio do tesouro;
- ·Ele é de 50 a 150 vezes maior que as caravelas portuguesas;
- ·Normalmente possuía nove mastros quadrados, que poderiam ser ajustadas de acordo com a necessidade, de acordo com o vento;
- ·O imperador Yongle, ordenou a construção de aproximadamente 63 navios para a primeira viajem de Zheng-He, em 1405;
- ·Dos anos que se estendem de 1408 a 1419, foram feitos mais 80 pedidos de embarcações iguais.
Projeto de confecção do “Navio do Tesouro”:
- ·Materiais:
- ·Palitos de sorvete;
- ·Palitos de churrasco;
- ·Cola quente;
- ·Isopor;
- ·Papelão para a base;
- ·Folhas de caderno (Velas);
- ·E um pouco de criatividade e organização!
Infelizmente não dispomos imagens
de sua construção, mas a partir das imagens caso queira o reproduzir, será fácil!
Fontes de pesquisa e ou sites para maiores informações:
Não há nenhuma prova de que existissem juncos oceânicos de 120 metros. Nem hoje, a engenharia naval chinesa consegue fazer uma réplica dessas. As quilhas estavam limitadas pelas dimensões dos troncos das maiores árvores e tenho lido que os maiores juncos teriam 50 a 70 metros. Hoje, isto é aceite na própria China, que não tem conseguido fazer réplicas de juncos de madeira com 120 metros ou mais.
ResponderExcluirvd.http://chcul.fc.ul.pt/textos/pereira_ping-2006.pdf
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