domingo, 6 de abril de 2014

Equipe: Plâncton


A FÍSICA POR TRÁS DO VÍDEO


O vídeo

O vídeo “Amazing Water & Sound Experiment #2” leva mais de 8 milhões de visualizações no Youtube e está deixando muita gente boquiaberta. Em menos de 24 horas, o vídeo alcançou quase 1 milhão de visualizações e deixou milhares de pessoas curiosas!

Ele mostra um fio de água, correndo de uma mangueira, fazendo curvas em ziguezague ora “parado”, ora em “câmera lenta” ora mesmo andando “em marcha a ré”.




Por trás das “câmeras”!

Não é possível enxergar esse efeito a olho nu e ele só acontece porque o criador do experimento usou uma câmera que filma a uma velocidade de 24 fps (fotos por segundo). Todo e qualquer filme funciona como modo de muitas fotos, porém a quantidade de frames/FPS (quantidade de fotos por segundo) faz parecer que esta em movimento. O que acontece no filme é uma ilusão de ótica produzida pela câmera.

<--- O mesmo ocorrem com os famosos GIF’s e filmes em geral.





Mas porque a água está se comportando dessa maneira?


Isso acontece porque a câmera e a caixa de som estão “na mesma frequência”.



(Praticamente todas as câmeras casuais trabalham de 20 a 24FPS.)

Além da câmera, principal causador, ele contou com um alto-falante, uma fonte de água, uma mangueira de borracha, um software gerador de som (AUDACITY talvez) e uma fita adesiva.



COM 24Hz-
Com a fonte sonora de 24Hz (24 oscilações por segundo), o sistema gera vibrações na água a essa mesma velocidade. Com a câmera filmando também a 24 FPS, dá a ideia de que a água está parada.

COM 25Hz+
Passando para 25Hz, a água já oscila um pouquinho mais rápido do que aquilo que a câmera consegue filmar. Aí é possível notar ligeira diferença de uma “foto” pra outra (a água descendo), mas fica com a sensação de que ela está em câmera lenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário